PF Investiga Facção Criminosa Por Aliciamento Violento de Eleitores em Cabedelo/PB
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (19/11), a Operação Em Passant II, com o objetivo de aprofundar as investigações sobre a atuação de uma facção criminosa que estaria influenciando o processo eleitoral no município de Cabedelo, na Paraíba. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e aplicadas medidas cautelares diversas da prisão.
Fase Inicial da Operação
A investigação teve início na primeira fase da operação, realizada em 18 de outubro, quando foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. As evidências coletadas naquela ocasião foram fundamentais para embasar a continuidade das apurações e desencadear esta nova etapa.
Modus Operandi Investigado
A Polícia Federal apura que a facção criminosa estaria utilizando seu controle territorial para coagir eleitores, trocando votos por nomeações para cargos comissionados e outros benefícios políticos. Além disso, o esquema incluiria práticas como:
- Constituição de organização criminosa;
- Uso de violência e coerção para influenciar votos;
- Lavagem de dinheiro;
- Peculato (desvio de recursos públicos).
Próximos Passos
Os elementos probatórios obtidos nesta segunda fase serão analisados e posteriormente encaminhados ao Juízo Eleitoral para dar continuidade ao processo judicial. A operação evidencia o compromisso das autoridades em combater práticas ilícitas que comprometem a integridade do processo eleitoral e ameaçam a democracia.
COMENTÁRIOS