PF desmantela esquema de fraudes em licitações e contratos públicos na Paraíba
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/11) a Operação Family First, visando combater fraudes em licitações e contratos públicos realizadas por uma empresa de assessoria sediada em Monteiro, na Paraíba.
De acordo com as investigações, a empresa assessorava prefeituras na organização de certames públicos, mas diversas licitações foram vencidas por uma distribuidora de alimentos vinculada à própria assessoria. Essa distribuidora estaria registrada em nome de familiares dos investigados, levantando suspeitas de que seriam usados como "laranjas".
Foi identificado ainda o envolvimento de um investigado que atuava como pregoeiro ou presidente de comissões de licitação em alguns municípios. Há indícios de que ele favorecia a distribuidora vinculada à assessoria, garantindo que ela vencesse os certames e firmasse contratos para fornecer cestas básicas.
A 16ª Vara Federal da Paraíba expediu quatro mandados de busca e apreensão, cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todas localizadas em Monteiro.
Se confirmadas as irregularidades, os envolvidos poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, contratação direta ilegal e associação criminosa, com penas que podem alcançar 19 anos de reclusão. Outras acusações poderão ser feitas após a análise do material apreendido.
COMENTÁRIOS