Operação Festa no Terreiro 3: PF, GAECO e CGU investigam esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos na Paraíba
Na manhã desta terça-feira (3/12), a Polícia Federal, em parceria com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (GAECO) e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Festa no Terreiro 3, que tem como objetivo apurar crimes de fraude em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Nesta nova fase, foi cumprido um mandato de busca e apreensão na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A operação é um desdobramento da primeira fase da Operação Festa no Terreiro, realizada em março de 2023, que já havia preconceitos de direcionamento em processos licitatórios e irregularidades no uso de palavras públicas.
Entre os crimes investigados estão a manipulação e violação de sigilo em processos licitatórios, afastamento indevido de concorrentes, fraudes em contratos públicos, peculato, além de corrupção ativa e passiva. As investigações buscam desmantelar esquemas que comprometam a transparência e a eficiência no uso de recursos destinados à população.
As ações demonstram o esforço conjunto das instituições em combater práticas ilícitas que prejudicam o erário e comprometem os serviços públicos. Novos detalhes sobre a operação deverão ser divulgados à medida que as apurações avançam.
COMENTÁRIOS