Prefeitura de Patos deve começar pente-fino no quadro funcional a partir deste mês
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e a Prefeitura Municipal de Patos assinaram, nesta segunda-feira (09), um Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional. O objetivo é reduzir gradativamente as contratações de Microempreendedores Indi
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e a Prefeitura Municipal de Patos assinaram, nesta segunda-feira (09), um Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional. O objetivo é reduzir gradativamente as contratações de Microempreendedores Individuais (MEIs) e regularizar o quadro funcional do município por meio de concursos públicos, em conformidade com a Constituição Federal.
A prefeitura de Patos é a primeira do estado a aderir ao pacto, firmado após auditorias do TCE-PB identificarem o uso recorrente de credenciamento de MEIs para prestação de serviços que, pela legislação, exigem a ocupação de cargos efetivos via concurso público (art. 37, II, da Constituição). A assinatura contou com a presença do conselheiro-presidente do TCE-PB, Antônio Nominando Diniz Filho, do conselheiro relator dos Processos TC nº 5399/23 e TC nº 3141/23, Fernando Rodrigues Catão, e do prefeito de Patos, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho.
Principais medidas do pacto
Entre as determinações do acordo estão:
- Redução escalonada de contratos com MEIs, com um corte anual mínimo de 15%, até atingir a regularidade total em 2028;
- Realização de concurso público para cargos efetivos, com início previsto até o final de 2024;
- Apresentação de um plano de ação detalhado pela Prefeitura de Patos, no prazo de 30 dias, para atender às exigências estabelecidas no pacto.
Monitoramento e sanções
O TCE-PB fará um acompanhamento contínuo das ações pactuadas, incluindo auditorias periódicas. O descumprimento das obrigações poderá gerar sanções, como impacto na análise das prestações de contas anuais do prefeito e encaminhamento ao Ministério Público para providências legais.
Transparência e governança
O pacto, em vigor a partir de sua assinatura, terá vigência até o final de 2028 e busca promover maior transparência e regularidade nas contratações públicas em Patos, alinhando-se às normas de gestão pública e aos preceitos constitucionais. Instituído pela resolução normativa 05/2007, o Pacto de Adequação de Conduta é um instrumento do TCE-PB para fortalecer a governança e corrigir distorções administrativas em municípios paraibanos.
Blogdonegreiros.com.br - Quer ficar por dentro das últimas
notícias? Junte-se ao nosso grupo e receba as principais informações em
primeira mão! Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DoXUOnCWAQZ1XQX5Tu6tgu
COMENTÁRIOS