Casos de adulteração de veículos crescem 14% na Paraíba, superando proporcionalmente São Paulo
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou um aumento significativo nos casos de adulteração de veículos na Paraíba, com 265 apreensões em 2024, representando um crescimento de 14,2% em relação aos 232 casos de 2023. Em apenas 24 dias de 2025, já foram contabilizadas 19 ocorrências, sinalizando a continuidade da tendência de alta.
Entre os casos recentes, destaca-se um final de semana em que cinco veículos adulterados foram apreendidos em 48 horas. Na terça-feira (21), mais duas apreensões ocorreram, com a detenção de dois suspeitos, incluindo um homem de 27 anos, flagrado com um carro de placas clonadas. No dia seguinte, três veículos foram apreendidos em menos de 15 minutos.
A maioria dos veículos adulterados apreendidos são motocicletas, geralmente ligadas a crimes como roubos e assaltos, segundo a PRF.
Uma comparação entre a Paraíba e São Paulo revela que, proporcionalmente, a taxa de adulteração no estado nordestino é maior. Enquanto São Paulo registrou 293 casos em 2024 (24 casos por milhão de habitantes), a Paraíba apresentou 265 ocorrências, o que equivale a 66 casos por milhão de habitantes.
Orientações para evitar golpes
O advogado Henrique Toscano alerta para a gravidade do crime de adulteração, previsto no artigo 311 do Código Penal Brasileiro, com penas de 3 a 6 anos de reclusão e multa. Toscano reforça a necessidade de cuidados na aquisição de veículos:
- Exigir documentos originais, como licenciamento e registro.
- Conferir se o número do chassi e da placa batem com os registros oficiais.
- Realizar uma vistoria especializada antes de fechar o negócio.
Essas precauções podem evitar que consumidores sejam vítimas de fraudes e envolvam-se, ainda que inadvertidamente, em crimes graves.
Blogdonegreiros.com.br - Quer ficar por dentro das últimas
notícias? Junte-se ao nosso grupo e receba as principais informações em
primeira mão! Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DoXUOnCWAQZ1XQX5Tu6tgu
COMENTÁRIOS