Folia de Rua 2025 terá reforço na segurança com mais de 3 mil policiais, câmeras de alta definição e drones

A segurança do Folia de Rua 2025 e das demais festividades de pré-carnaval na Paraíba foi detalhada nesta terça-feira (11) pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social. O evento, que ocorre tradicionalmente em João Pessoa, contará com um forte esquema de vigilância, incluindo 54 câmeras de monitoramento e um número não divulgado de drones. No total, mais de três mil policiais serão mobilizados apenas para a capital.
A estratégia deste ano aposta na tecnologia de ponta para reforçar a segurança. Segundo o secretário Jean Nunes, duas das câmeras instaladas terão altíssima definição e contarão com inteligência artificial para auxiliar na identificação de possíveis incidentes. Além disso, 1.439 câmeras serão distribuídas por toda a Paraíba. Os drones utilizados na operação terão sensores de calor para monitoramento próximo ao mar, garantindo mais eficiência na identificação de situações de risco.
O percurso da Via Folia, onde ocorrem os desfiles, terá dois quilômetros de extensão e contará com nove camarotes, sendo um oficial e oito particulares. O evento acontecerá ao longo de cinco dias, com apresentações diárias das 20h às 2h, seguindo recomendação do Ministério Público. Para reforçar a segurança, ruas que dão acesso à Avenida Epitácio Pessoa serão bloqueadas, e todos os foliões serão revistados antes de entrar na área da festa. Além disso, o consumo e a venda de bebidas em recipientes de vidro estão proibidos.
Reforço policial e Lei Seca
Para garantir a tranquilidade da festa, a operação contará com 2.667 policiais militares, 470 bombeiros militares e 90 policiais civis atuando no pré-carnaval de João Pessoa. Em todo o estado, durante o período de carnaval, serão 15 mil agentes de segurança das polícias Civil, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros e do Detran. As fiscalizações da Lei Seca também serão intensificadas para evitar que motoristas dirijam sob efeito de álcool.
Campanha contra a violência
Durante a coletiva, foi anunciada a campanha "Antes que aconteça", que busca combater a violência contra a mulher e o feminicídio durante o período carnavalesco. O programa será coordenado pela advogada Camila Mariz, esposa do vice-governador Lucas Ribeiro, e pretende fortalecer uma rede de apoio para prevenir casos de agressão contra mulheres antes que ocorram.
Blogdonegreiros.com.br - Quer ficar por dentro das últimas
notícias? Junte-se ao nosso grupo e receba as principais informações em
primeira mão! Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DoXUOnCWAQZ1XQX5Tu6tgu
COMENTÁRIOS