Seja bem-vindo
Patos,27/04/2025

  • A +
  • A -

A última viagem de Papa Francisco. O percurso até Santa Maria Maior

Aleteia
A última viagem de Papa Francisco. O percurso até Santa Maria Maior

Roma se prepara para o corteo fúnebre que celebrará o último percurso de Papa Francisco nesta terra até o local do sepultamento em Santa Maria Maior





O cortejo fúnebre, ao final do funeral do Papa, de São Pedro a Santa Maria Maior, onde será sepultado, não passará pela Praça de São Pedro. O cortejo sairá pela Porta do Perugino e, em seguida, seguirá o percurso indicado pela Polícia. Está previsto um tempo de trajeto de meia hora. O meio de transporte onde será colocada a urna permitirá a visão da mesma.





Um cortejo fúnebre a passo de homem para acompanhar o Papa Francisco em sua última viagem. Seis quilômetros em que atravessará as ruas do centro, reconstituindo em parte a antiga Via Papalis, o trajeto que os papas percorriam em cortejo após a eleição e a consagração em São Pedro, rumo à basílica de São João de Latrão, sede da cátedra episcopal. Ao longo do percurso, o féretro do Papa Francisco tocará locais simbólicos como o Coliseu, que abriga a tradicional celebração da Via Crucis na Sexta-feira Santa.





Em particular, ao término dos funerais, o cortejo fúnebre passará pela Galeria Pasa, ao longo do Corso Vittorio Emanuele, e chegará à Piazza Venezia, seguindo pelos Fóruns Imperiais. Em seguida, pegará a Via Labicana e depois a Via Merulana, tendo ao fundo a basílica de São João, até chegar à Praça de Santa Maria Maior. Por motivos de segurança, as ruas afetadas estarão fechadas ao tráfego e monitoradas com atenção. Os veículos estacionados serão removidos e barreiras serão instaladas.





Pallbearers carry the coffin of the late Pope from the chapel of Santa Marta to St. Peter's Basilica in the Vatican on April 23, 2025.




Máxima atenção também na Basílica de Santa Maria Maior, onde nos últimos dias se registrou um “crescimento exponencial” de visitas: somente nesta manhã, segundo os números da prefeitura, foram 15 mil. Na área, quatro telões serão instalados para acompanhar as exéquias e a translação do corpo do pontífice. “Após a sepultação, de forma privada, os fiéis poderão prestar homenagem ao Papa”, explicou o chefe do Departamento de Proteção Civil, Fabio Ciciliano.





Segurança intensificada





Não apenas as ruas, mas também os céus, as águas do Tibre até o mar e o subterrâneo estarão blindados no sábado para os funerais do Papa Francisco. Serão monitorados atentamente, também do alto, os cortejos de carros dos líderes que pousarão nos diferentes terminais nas proximidades da capital. Esperam-se 170 delegações. Já amanhã, com a chegada do presidente americano Donald Trump e da esposa Melania, o dispositivo elaborado para as exéquias entrará em ação.





O bairro Parioli, onde se encontra a Villa Taverna, a residência do embaixador americano, onde oTrump se hospedará, estará sob vigilância especial. A partir da meia-noite, entrará em vigor a “zona verde” com medidas restritivas que proíbem manifestações e o transporte de mercadorias perigosas.





Milhares de forças de segurança estarão mobilizadas para as exéquias, com reforços chegando de outras regiões, além de três mil voluntários. A Defesa também contribuirá com o plano de segurança, utilizando sistemas anti-drone, caças Eurofighter prontos para entrar em ação e um contratorpedeiro ao largo de Fiumicino.





A área da Praça de São Pedro será superprotegida, com limpezas preventivas também no subterrâneo e drones à disposição da Polícia para garantir uma visão aérea através de imagens em 3D. O quadrante urbano ao redor da basílica será dividido em cinco áreas de segurança, com atiradores de elite posicionados nos prédios, artificieros, equipes cinotécnicas, polícia fluvial para patrulhar o Tibre e as margens, e as unidades Nbcr dos bombeiros para combater ameaças nucleares, biológicas, químicas e radiológicas. Também serão utilizados bazookas anti-drone: uma espécie de dispositivo que, em caso de avistamento de aeronaves não autorizadas, consegue inibir as ondas de rádio.





Acesso para os fiéis





Para acessar a praça, os fiéis precisarão passar por entradas monitoradas com detectores de metal. Aqueles que não conseguirem chegar até a praça poderão acompanhar a cerimônia nos telões que serão posicionados ao longo da Via della Conciliazione, na Piazza Pia e na Piazza Risorgimento. Na praça, haverá 11 postos médicos avançados e o serviço de ambulâncias será reforçado com mais 52 veículos. Mais de duzentos mil fiéis são esperados para as exéquias e já 500 ônibus reservaram estacionamentos.





Máxima atenção também à área de Santa Maria Maior, onde o féretro de Bergoglio chegará com um cortejo fúnebre, a passo de homem, que percorrerá cerca de seis quilômetros através das ruas do centro histórico, passando pelos locais mais simbólicos como o Coliseu. O féretro será seguido por um pequeno cortejo de carros de cardeais, enquanto os fiéis poderão ver a passagem além das barreiras dispostas ao longo do trajeto.





Aleteia






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.